quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Semana da consciência negra

A Coordenação de Educação para Direitos Humanos, Cidadania  e Diversidade, parceria do NTE, elaborou um cardápio com materiais didáticos para trabalhar a temática étnico-racial nas escolas, em projetos com abordagens que provoquem reflexão por ocasião da Semana da Consciência Negra.

Izis Melo (foto) e Bel Carrilho, dessa Coordenação, informam que essa data comemorativa foi escolha do Movimento negro do Rio Grande do Sul, pois o 13 de maio é uma alusão ao que o branco fez e não expressa toda a luta, o real protagonismo da população negra, optando pelo 20 de novembro, aniversário de Zumbi, grande líder. 


A Videoteca, da TV Escola, tem diversos vídeos sobre a temática que podem ser locados. A plataforma Educ disponibiliza diversos Objetos Digitais de Aprendizagem - ODA vídeos, infográficos, jogos, animação, dentre outros, trazem abordagens que podem contribuir com projetos pedagógicos. Acesse o link e conheça esse material: http://educ.see.ac.gov.br/procurar.

Vídeos: 
Trabalhadores negros ganham quase 57,4% menos que os brancos - série de reportagens conta a história da chegada dos africanos no país; 
Jogo:                    
Capoeira Legends;

Animação:
500 anos: o Brasil império na TV - VIII: a abolição;

Infográfico:
Estatuto Da Igualdade Racial;
Movimento Negro Nos Eua;

Nenhum comentário: